Onde você está hoje, caro leitor?

photo_59278_20160101

Eu estou visitando Atenas, mas ainda ontem estava na Pérsia, começando na semana passada por Mileto, mais especificamente em 450 a.C.

Tudo isso usando apenas um único meio de transporte: A glória que passou, da escritora britânica Taylor Caldwell, onde é contada a história de amor de Péricles e Aspásia, duas figuras históricas e muito reais que mudaram a história da Grécia.

Entretanto, hoje não é sobre o casal revolucionário de quem venho falar, mas sim sobre o poder do livro de nos convidar a fazer viagens extraordinárias.

Fui uma criança muito imaginativa e desde bem cedo tomei gosto pela leitura.

Lembro-me bem de uma vez em que cismei que queria viver dentro dos quadrinhos de Maurício de Sousa e ser vizinha da Mônica. Abri todos os meus gibis espalhando-os pelo meu quarto e comecei a rezar, realmente acreditando que quando abrisse meus olhos estaria lá dentro da minha casinha colorida na Rua do Limoeiro.

Mas quando abri meus olhos ainda estava aqui, nesse nosso mundo, bem mais complexo que uma criança às vezes pode sustentar. Foi naquele dia que decidi que a leitura me levaria a muitos lugares, mesmo que dentro da minha cabeça.

E LEVA!!

Já fui a Paris resolver um grande mistério, a Roma encontrar antepassados do dono de um amuleto, à Carolina do Norte viver um romance pra vida toda, a Seattle investigar um estranho assassinato. Andei de gôndola por Veneza, fui presa na Irlanda e socorri soldados no Vietnã.

 E como se não bastasse viajar, também me vesti de cada personagem, sofrendo suas mazelas e mergulhando em suas paixões. Pus muitas vestimentas, derrubei lágrimas e consegui viver detalhadamente cada cenário, cada país, cada toque, cada cheiro.

Hoje de manhã, do trânsito do Rio de Janeiro nada vi, pois pela janela do ônibus só avistava os campos claros e as casas brancas com seus telhados vermelho-terra da antiga e ascendente Atenas. Hoje de manhã, eu era somente a realidade de milhares de anos, de centenas de linhas e profundas descrições.

E você? Onde estava, caro leitor?

fernanda-candido

Um comentário sobre “Onde você está hoje, caro leitor?

Deixe um comentário

