CURIOSIDADES LITERÁRIAS: Piolhos de livros nunca mais!

hhl08lf7ikc-thomas-kelley

Para começar, essa não é uma postagem de cunho jornalístico ou científico, mas, sim, para aguçar sua imaginação.

Vocês sabiam, caros leitores, que existem pequenos seres, que medem entre 2 e 6 milímetros, aproximadamente, e que podem residir nos nossos queridos livros? Mas fique tranquilo, pois eles são responsáveis pela preservação de seus livros.

Isso mesmo! Esses pequenos seres, popularmente conhecidos como escorpiões de livros e cientificamente como pseudoscorpionida, são “carinhas” responsáveis por eliminar dos seus livros os terríveis piolhos de livros. Possuem semelhanças com o escorpião verdadeiro, mas seu veneno não afeta os seres humanos, pois ele serve, apenas, para caçar suas pequenas presas.

Você tem grande chance de encontrar esses defensores, caso seu livro tenha sido colado com cola de amido de milho, alimento preferido dos piolhos de livros. Se você tiver sorte, também poderá encontrá-los em sua estante, mesmo que não tenha um livro colado com amido nela, pois esses aracnídeos comem, além dos piolhos de livros, pequenos insetos, como formiguinhas, traças ou qualquer outro intruso que queira se alojar em seus livros.

Lembre-se! Os únicos moradores literários devem ser os pseudoescorpiões. Hahaha

É uma pena, mas esses amigos dos livros estão correndo risco de entrar em extinção, já que, com o tempo, foram eliminados pelo homem.

É isso, pessoal! Uma rápida passada para apresentar uma curiosidade sobre esse mundo literário, reforçando o lema do Blog: Onde livros não são apenas histórias.

Um caloroso abraço, daqui, da minha mesa de mármore.

mv-delgado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s